Ana Cristina Corrêa Mendes

A minha foto
Astróloga, graduada no prestigiado Master's Course for Professional Astrologers de Noel Tyl, utiliza a Astrologia como ferramenta ao serviço do homem. Nomeadamente nas áreas Comportamental e Vocacional. O horóscopo, como um fantástico espelho reflector das ansiedades visíveis e invisíveis. Um mapa indicativo de potencialidades individuais, o conhecimento destas torna possível uma escolha mais consciente.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Acerca da individuação

O conceito de individuação conforme descrita por Jung, é um processo através do qual o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implica uma ampliação da consciência.

Jung ressaltou que o processo de individuação não entra em conflito com a norma colectiva do meio no qual o indivíduo se encontra, uma vez que esse processo, no seu entendimento, tem como condição para ocorrer que o ser humano tenha conseguido adaptar-se e inserir-se com sucesso dentro de seu ambiente, tornando-se um membro activo de sua comunidade.


Este processo em astrologia está relacionado com o arquétipo do signo de Aquário, Úrano o planeta. Todos temos, uma área de vida ligada a este processo, onde necessitamos trabalhar a nossa Liberdade. A porta de saída, quando conscientemente a abrimos, integrando no nosso Ser, esta lufada de Ar.

Uma vez aberta, o processo flui; como? De cada vez que em que falamos ou actuamos de forma singular, única na busca de uma maior integração com o que nos rodeia. Isentos de medos e restrições. O Universo encarrega-se em uníssono com a nossa própria energia, de nos trazer circunstâncias que nos devolverão a liberdade que nos dispusemos a conquistar.

A área de vida (Casa) e as condições de Úrano no horóscopo pessoal, são excelentes indicadores do que nos é solicitado para a referida liberdade que nos irá fazer sentir fazer parte da evolução colectiva.

No inicio, quando seres totalmente dependentes, as sensações podem ser de falta de apoio, de dúvida, mais tarde de reactividade e irreverência.
Buscam-se grupos em que a pessoa se encaixe na falta destes uma certa solidão, não se encontra a frequência correcta.
Um desapego não compreendido, projectado involuntariamente e que nos isola, ao sermos confrontados com situações que nos inibem de Sermos. Quando continuamos a reagir mais do que agir, a evitar mais do que a enfrentar.

Evitamos-nos a nós mesmos, receamos-nos a nós mesmos. Os contactos de Úrano com os planetas pessoais, dão-nos uma ideia muito clara deste jogo interno, nos desafiadores as reacções, nos fáceis, aonde a integração é tão fácil que até nos pode perder.

Até que um dia, o físico, o mental e o espiritual, entram em acordo e se torna tão claro o caminho da libertação, tudo o que vem a seguir, vem por bem.
As restrições transformam-se em oportunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário